Temos também Tela FULLSCREEN 4:3  Clique Aqui e confira.

Formatos de telas fullscreen e widescreen

DIFERENÇAS DE FORMATOS DE TELA FULLSCREM E WIDESCREEN

FULLSCREEN

FullScreen é aquele que ocupa a tela inteira convencional 4×3 (parece quadrada)

WIDESCREEN (formato das telas das salas de cinemas)

Widescreen é um tipo que usa uma tela mais larga do que alta.
Normalmente precisa ser gravada desta maneira.
Nos DVDs você encontra este tipo de widescreen chamado como 1:1,78 ou 1:1,85 (para cada centímetro de altura, possui 1,78 de largura), também conhecido como 16×9

Saiba como surgiu este formato e por que ele é o preferido da indústria e deve substituir por completo o formato fullscreen dos aparelhos de TV.

Se você der um passeio por algumas lojas de eletroeletrônicos no shopping ou mesmo navegar em alguns sites do ramo na internet e pesquisar pelos aparelhos de televisão mais recentes lançados no mercado, certamente irá reparar em uma coisa: praticamente todos os novos modelos têm formato de tela widescreen.

E o formato fullscreen, como fica? Será que nunca mais teremos aquela sensação de tela cheia ao assistir a um filme ou o formato widescreen é realmente melhor?

Um pouco de história
O formato widescreen há poucos anos começou a chegar com força nos aparelhos de TV e monitores de computador. No entanto, sua origem remete aos Estados Unidos da década de 50 e teve como estopim o sucesso da televisão nos lares americanos.

Até então, em se tratando de imagens o cinema reinava absoluto no gosto popular. As telas eram mais estreitas, diferente das que vemos nos dias de hoje, mas como poucos ainda conheciam a televisão, um visual daquele tamanho era o máximo e, graças a isso, o cinema se tornou referência em se tratando de imagem.
Modelos de Telas para projeção 4x3 e 16x9

No entanto, com cada vez mais pessoas adquirindo televisores, muitas passaram a trocar a sala escura do cinema pelo conforto do lar. Era hora do cinema apresentar alguma novidade ou aos poucos começaria a perder seu espaço e ser substituído pelo entretenimento caseiro.

A inovação veio no ano de 1953 e atendia pelo nome de CinemaScope. Tratava-se de uma tela mais larga e com uma proporção maior em relação ao formato antigo. Mais semelhante à visão humana o formato logo caiu no gosto popular por ser mais agradável e possibilitar a apresentação de um maior campo de visão em uma cena.

Uma questão de proporção
As telas do formato widescreen são criadas numa proporção de 16/9. Essa proporção representa o resultado de uma dízima periódica (1,777777…). O que isso significa: para cada 1,7 unidade de largura deve haver uma unidade de altura.

O formato difere do tradicional fullscreen, que tem proporção de 4/3 (tendo como resultado a dízima periódica 1,33333…). Em outras palavras, para cada 1,3 unidade de largura deve haver uma unidade de altura.

Por ser um formato mais próximo ao olho humano, a sensação que temos ao ver uma imagem captada e exibida em widescreen é a de que temos uma visão panorâmica da cena ou sequência em questão. Por ser mais próxima à nossa forma de enxergar o mundo é natural que tenhamos uma sensação mais agradável ao olhar para uma imagem neste formato.

Com o avanço tecnológico e a busca incessante por apresentar melhor qualidade de imagem e som, aproximar o formato dos aparelhos ao formato do campo de visão coberto pelo olho humano é apenas mais uma maneira de conferir mais realismo à experiência do espectador.

Adaptando imagens
Embora o formato widescreen seja claramente mais agradável para o tipo de visão do ser humano, ainda assim muitas pessoas preferem assistir a imagens em sua televisão no formato fullscreen. O fato é que, por ter a obrigação de se manter fiel à proporção, nem sempre é possível adaptar a imagem ao formato da tela de modo que não haja nenhum tipo de perda na largura ou na altura.

A solução encontrada foi ajustar a imagem à tela. O resultado disso são aquelas bordas pretas que você vê acima ou abaixo da imagem. Embora possa parecer incômoda esta é a melhor maneira de garantir que não estará sendo cortado nenhum pedaço da imagem em questão.

Quando a tela é adaptada para o formato fullscreen o que acontece é um corte abrupto na imagem, em geral nas suas laterais. O resultado disso é que a “tela cheia”, na verdade, funciona como uma espécie de zoom na parte central da imagem. E o pior de tudo: você está deixando de ver pedaços da imagem que poderiam ser fundamentais para a compreensão de uma sequência.

A visão do futuro
Não há dúvidas de que o formato widescreen veio para ficar e a tendência é que no futuro o fullscreen se resuma apenas a aparelhos de pequeno porte. Se por um lado a visão humana, obviamente, nunca mudou, por outro lado nos tempos antigos não havia tanto sentido apresentar imagens em um formato mais largo com tantas outras coisas em jogo.

Foi preciso primeiro que ocorresse uma evolução nos aspectos de qualidade de áudio e imagem para que essas mudanças realmente valessem o investimento. Assim, com a chegada do DVD, assistimos a popularização cada vez maior de aparelhos de TV no formato widescreen.

Quando chegou a vez dos computadores, que passaram a suportar com mais facilidade vídeos e se tornaram verdadeiras centrais de entretenimento, foi a vez dos velhos monitores CRT darem lugar a novos e modernos monitores de LCD, também adotando o mesmo formato widescreen.

Da mesma forma, tecnologias que hoje começam a se destacar, como os filmes exibidos em salas com projeção em 3D e mesmo o IMAX, só são possíveis graças ao formato widescreen. Até mesmo o iPhone, de pequeno porte e com sua visão lateral adotou o formato para exibir alguns jogos e vídeos.

Por ser um fenômeno mais recente nos computadores, o impacto do formato widescreen na web é pequeno. Repare que são poucos os sites que exploram a navegação horizontal, ou seja, utilizando barra de rolagem da esquerda para a direita. A maioria deles ainda preza pelo padrão vertical, de cima para baixo.

Embora nesse campo não exista nenhuma tendência de tornar o formato um padrão na navegação, algumas correntes de designers defendem a ideia de que as próximas inovações em termos visuais da internet virão de sites e serviços que explorem esse formato.

Conclusão
Gostando ou não do formato, o fato é que o widescreen veio para ficar. A consequência disso será o número cada vez menor de produções disponibilizadas no formato fullscreen, cabendo aos próprios usuários que preferirem o formato antigo adaptar a imagem horizontal por meio do aparelho de DVD ou Blu-ray. No entanto, vale ressaltar novamente: sempre que você fizer isso estará cortando um pedaço da sua imagem.

CS7 Solutions | Soluções para Eventos    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALGUMAS REGIÕES ONDE A CS7 SOLUTIONS ATENDE:


Tela para projeção Widescreen 16:9 no Alto da Boa Vista
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Ana Rosa
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Aeroporto
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Aclimação
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Água Funda
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Brooklin
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Campo Belo
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Campo Grande
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Campo Limpo
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Casa Palma
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Chácara Chácara Klabin
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Chácara Flora
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Chácara Santo Antônio
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Cidade Ademar
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Cidade Dutra
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Cidade Monções
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Brooklin
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Ibirapuera
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Interlagos
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Ipiranga
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Itaim Bibi
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jabaquara
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Marajoara
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Prudência
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim da Saúde
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardins
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jockey Club
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Moema
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Morumbi
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Panamby
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Paraíso
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Planalto Paulista
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Sacomã
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santo Amaro
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Santa Cruz
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Saúde
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Socorro
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Andrade
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Gertrudes
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Mariana
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Mascote
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Nova Conceição
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Vila Uberabinha
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Jardim Lusitânia

Tela para projeção Widescreen 16:9 em Alphaville
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Água Branca
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Alto da Lapa
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Alto Pinheiros
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Barra Funda
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Berrini
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Butantã
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Campos Elíseos
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Cidade Jardim
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim América
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Bonfiglioli
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Paulista
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Paulistano
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim Europa
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jardim das Bandeiras
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Lapa
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Pacaembú
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Perdizes
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Pompéia
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Pinheiros
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Rio Pequeno
Tela para projeção Widescreen 16:9 em São Domingos
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Sumaré
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Sumarezinho
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Cordeiro
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Leopoldina
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Madalena
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Romana
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Sonia
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Olímpia

Tela para projeção Widescreen 16:9 na Casa Verde
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Carandiru
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Imirim
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jaçanã
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Jd São Paulo
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Lauzane Paulista
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Mandaqui
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Nossa Senhora do Ó
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Paulicéia
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santana
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santa Terezinha
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Tucuruvi
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Dom Pedro II
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Guilherme
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Gustavo
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Maria
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Medeiros
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Paiva

Tela para projeção Widescreen 16:9 na Água Rasa
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Anália Franco
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Alto da Mooca
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Belém
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Belenzinho
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Jardim Anália Franco
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Moóca
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Penha
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Parque da Mooca
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Ponte Rasa
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Tatuapé
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Bertioga
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Gomes Cardim
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Regente Feijó

Tela para projeção Widescreen 16:9 na Aclimação
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Bela Vista
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Bom Retiro
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Brás
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Cambuci
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Centro
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Cerqueira César
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Consolação
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Higienópolis
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Ipiranga
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Glicério
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Liberdade
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Luz
Tela para projeção Widescreen 16:9 no Morro dos Ingleses
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Praça da República
Tela para projeção Widescreen 16:9 na República
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Santa Cecília
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Santa Efigênia
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Sé
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Vila Buarque

Tela para projeção Widescreen 16:9 em São Caetano
Tela para projeção Widescreen 16:9 em São Bernardo
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santo André
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Diadema
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Guarulhos
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Embu
Tela para projeção Widescreen 16:9 Embu das Artes
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Itapecerica
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Osasco
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Barueri
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Jandira
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Cotia
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santana do Parnaíba
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Taboão da Serra

Tela para projeção Widescreen 16:9 em Aruja
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Atibaia
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Brasília
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Bragança Paulista
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Campinas
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Curitiba
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Distrito Federal
Tela para projeção Widescreen 16:9 na Granja Viana
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Guararema
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Paraná
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Mogi das Cruzes
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Minas Gerais
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Rio de Janeiro
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Salto
Tela para projeção Widescreen 16:9 em Santa Isabel

 

[widgets_on_pages id=5]

Fale via Whatsapp
Enviar Mensagem